Qual a sociedade que queremos?

 

Imagem

A sociedade civil organizada no Brasil vive um momento instigante, criativo, de muitas mudanças, perguntas e possibilidades. Neste contexto, surge o questionamento: Qual o futuro que queremos para o Brasil e para as organizações sociais?

Com esta pergunta em mente, um grupo de diversos atores de todas as regiões do Brasil, que representam organizações da sociedade civil, movimentos sociais, governo, empresas, universidades, mídias e coletivos de jovens, se reuniram para pensar no futuro da sociedade civil organizada do Brasil. O grupo expressou suas visões sobre o presente e o futuro por meio de entrevistas, oficinas presenciais e mensagens pela internet, e construíram um conjunto de quatro cenários sobre este futuro.

Estes cenários foram batizados com nomes de brincadeiras infantis: o “Mestre Mandou”, em que todos seguem um guia; a “Amarelinha”, em que é preciso percorrer um caminho, se equilibrando para chegar ao céu; o “Passa Anel”, onde o negócio é dissimular para quem foi passada a joia; e a “Ciranda”, onde todos se dão as mãos para cantar e dançar juntos.

 

Imagem

O valor desse exercício de construir cenários está em proporcionar uma experiência compartilhada, que questiona as suposições de cada participante, abre o debate e inspira a criação de estratégias inovadoras para influenciar a realidade. Planejamentos como esse foram usados, por exemplo, na transição do apartheid na África do Sul.

Todo o material do projeto, inclusive como aplica-lo e utiliza-lo localmente, está disponível no site www.sociedadecivil2023.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s