No Brasil, Orozco lança livro sobre Educomunicação

O professor e pesquisador Guillermo Orozco Gómez, da Universidade de Guadalajara (México), esteve no Brasil no dia 5 de maio para o lançamento do seu livro “Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania”. Na ocasião, ele também ministrou uma palestra sobre “Comunicação e Educação: de testigos a interlocutores, el estallamiento de los vínculos com la ficción” na Universidade de São Paulo.

livro educomCom uma visão que vai além da educomunicação e abarca a cidadania, Orozco falou da “nova ficção” como forma de estímulo à interação do público, usando exemplos de filmes e seriados norte-americanos conhecidos do grande público. Essa nova ficção apresenta um cenário plausível, que não se prende ao bem contra o mal, mas instiga o espectador, que passa, então, a ser um interlocutor.

Para Orozco, a combinação deste tipo de ficção com as possibilidades de interatividade que a tecnologia oferece são um espaço frutuoso para a educomunicação trabalhar. Ele chama este vínculo de midiático múltiplo entre produções audiovisuais e espectadores-interlocutores.

O livro “Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania” foi lançado pela Editora Paulinas e está disponível aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s