ONU pede maior poder de decisão para jovens

Foto: Paulo Figueiras / ONU Brasil

Foto: Paulo Figueiras / ONU Brasil

Por ONU Brasil

Por ocasião do Dia Mundial da População, celebrado no dia 11, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a todos aqueles que têm influência para darem prioridade aos jovens nos planos de desenvolvimento, fortalecerem as parcerias com organizações lideradas por jovens e os envolverem em todas as decisões que os afetam. “Ao capacitar os jovens de hoje, vamos lançar as bases para um futuro mais sustentável para as gerações futuras”, afirmou o chefe da ONU.

Ele lembrou que o mundo tem hoje a maior geração de jovens da história – 1,8 bilhão de um total de pouco mais de 7 bilhões de habitantes, ou 28% do total. A maioria deles vive em países em desenvolvimento, o que gera enormes desafios para criar oportunidades, principalmente nas garantias de educação de qualidade e trabalho digno.

O diretor executivo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Babatunde Osotimehin, destacou que ao receberem qualificação e informação os jovens passam a contribuir mais plenamente para suas comunidades e nações. “Um futuro sustentável depende da existência de populações resilientes, e não pode ser alcançado sem o investimento em jovens. Eles não só formam uma grande parte da população do mundo e merecem sua parcela justa por uma questão de equidade, mas também estão em uma fase crítica de seu ciclo de vida que irá determinar o seu futuro – e, portanto, o futuro de suas famílias, comunidades e sociedades”, afirmou Osotimehin.

Por outro lado, Ban Ki-moon também expressou sua preocupação com as adolescentes que ao não possuírem recursos para sair da pobreza, podem vir a enfrentar problemas como a discriminação, a violência sexual, o casamento precoce e gravidez indesejada. “A solução está no investimento em saúde, educação, formação e emprego para os jovens, à medida que atravessam a fase crítica de transição para a vida adulta. Isso irá melhorar as perspectivas para as suas vidas e nosso futuro comum”, disse Ban.

As iniciativas dos jovens para reivindicar um futuro melhor também foram lembradas pelo secretário-geral, que ressaltou que o próximo ano será crucial para adotar uma agenda de desenvolvimento pós-2015 que inclua objetivos e metas voltadas para a juventude.

Investir na Juventude

O investimento em jovens e adolescentes para que possam alcançar seu pleno potencial e contribuir para o desenvolvimento dos países é o tema escolhido pelo UNFPA para lembrar a data este ano. O dia marca o início de uma ação global em redes sociais que visa incluir as demandas de jovens e adolescentes como prioridade na futura agenda de desenvolvimento pós-2015.

A ação do UNFPA, que no Brasil adotará o lema “Jovens Somamos Mais” e a hashtag #investiremjuventude, pretende engajar os próprios jovens e adolescentes para que expressem suas necessidades e aspirações, compartilhando mensagens e imagens sobre os temas de seu interesse e ampliando sua participação no debate sobre as novas metas globais de desenvolvimento.

Juventude brasileira

Segundo o Censo 2010 do IBGE, o Brasil possui mais de 51 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, o equivalente a 27% da população total; para a faixa etária de 15 a 24 anos, o total supera 34 milhões de pessoas, ou 18% da população aproximadamente.

Emprego, educação e segurança são alguns dos principais desafios enfrentados pela juventude brasileira: segundo dados de 2009, 61% das e dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos estavam desocupados e 69% não frequentavam escola. Além disso, foram registradas 52 mil mortes anuais por causas externas, das quais 53% causadas por homicídios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s