Civitas é eleita para Conselho da Juventude

logo_conjuveA secretaria-executiva do Conselho Nacional de Juventude realizou, no dia 23 de junho, Assembleia de Eleição em Brasília para definir a nova composição da sociedade civil no Conselho de Juventude, o Conjuve. Representada por sua coordenadora executiva, Darlene Bomfim, a Civitas foi eleita para ocupar uma cadeira no conselho, na categoria Entidades de Apoio, no setor Participação Juvenil.

“Alegria, entusiasmo, e desafio são os sentimentos que nos envolvem. Somados ao grande aprendizado que tivemos neste processo de eleições. Os objetivos e ideais da Civitas, que são contribuir para a construção de uma sociedade melhor, mais fraterna e justa, devem agora estar à disposição concreta do Conjuve, na busca incessante de Políticas Pública de Juventude que caminhem neste sentido”, disse Bomfim.

Ao todo 159 concorrentes, representando entidades da sociedade civil organizada, participaram do processo eleitoral nas categorias Movimentos, Associações, Organizações da Juventude de atuação nacional, Fóruns e Redes e Entidades de Apoio às Políticas de Juventude. Destes, 86 entidades disputaram as 40 cadeiras da sociedade civil do Conselho, que serão ocupadas em agosto.

As entidades eleitas terão mandato de dois anos. No caso da Civitas, no ano de 2014/2015 atuará como suplente, e no período 2015/2016, na alternância acordada com a Visão Mundial, atuará com titular.

História

O Conjuve foi criado em 2005 como instância colegiada de participação nacional nas questões da juventude. Formado por 60 membros, sendo 20 representantes do setor governamental e 40 representantes da sociedade civil através de organizações e instituições que representam a juventude do país, está vinculado diretamente à Secretaria Geral da Presidência da República.

O conselho tem entre suas atribuições a de formular e propor diretrizes voltadas às políticas públicas de juventude, desenvolver estudos ligados às questões da juventude e promover o intercâmbio entre as organizações que trabalham com juventude nos âmbitos nacional e internacional.

Os membros do Conjuve são escolhidos a cada dois anos através de eleições diretas, por representantes que devem ser habilitados pelos critérios de um edital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s