Alunos da Civitas organizam oficina de compostagem

Alunos da Civitas promovem oficina de reciclagem a moradores de Vargem Grande Paulista (SP)

Alunos da Civitas promovem oficina de reciclagem a moradores de Vargem Grande Paulista (SP)

Lixo: um problema de todos nós e uma questão de cidadania. A frase foi a inspiração dos alunos da Escola Civitas de Vargem Grande Paulista (SP) para o projeto de conclusão do curso de 2014, que resultou em uma oficina prática no último domingo (31). Em parceria com a ONG Florespi e a Associação dos Moradores do bairro Mariápolis Ginetta e com apoio da Associação Civitas, os alunos organizaram um evento para apresentar o sistema de compostagem caseira e aprofundar a reciclagem de materiais.

 Com o nome Mariápolis Sustentável, o projeto pretende despertar a consciência cidadã dos moradores, chamando a atenção para a corresponsabilidade com relação à produção de resíduos e a necessidade de dar um destino mais sustentável ao lixo que é produzido em casa. Kátia Regina, uma das alunas participantes do projeto, conta que ele surgiu porque “nós observamos que na Mariápolis Ginetta o lixo não tinha a destinação correta e também porque percebemos que usamos muito descartável. Depois nós soubemos que existia a composteira e achamos que seria muito interessante e proveitoso. Seria um modo de fazer as pessoas daqui perceberem que o lixo pode ser aproveitado e começar algo que pode se expandir também”.

para o site 02

O gestor ambiental Rafael Girão apresentou a proposta de composteira caseira aos participantes

Com a presença de mais de mais de 50 moradores, o evento contou também com a presença do gestor ambiental e mestre em políticas públicas Rafael Girão, que explicou o processo de decomposição do lixo e a Composteira Caseira.

“Fiquei muito feliz de ver este estímulo da Associação Civitas para que jovens realizem o planejamento, organização, divulgação e execução de projetos socioambientais, e também de poder contribuir com esta história. Além disso, um projeto sempre precisa de participantes interessados para que ele tenha continuidade, e foi exatamente isso que os jovens conseguiram. O tema foi bem aceito pela comunidade da Mariápolis, que compareceu em bom número e realmente se envolveu nas oficinas de coleta seletiva e de composteiras caseiras. O interesse foi tão grande, que alguns moradores já demonstraram vontade de participar de uma nova oficina para a construção e instalação das composteiras em algumas casas. Desta forma, acredito que o projeto Mariápolis Sustentável começou muito bem e terá grande apoio da comunidade para sua continuidade em 2015”, disse Rafael Girão.

“Vi, toquei com as mãos e pude ter a certeza que é possível acreditar nos nossos jovens; que a Política os agrada quando é verdadeira, quando busca o bem comum. E os dois eventos deste ano me mostraram exatamente isto: que a Política os encanta. Eles descobrem as possibilidades reais de viver para um mundo melhor”, ressaltou a coordenadora executiva da Associação Civitas, Darlene Bomfim, após o evento.

Da teoria à prática

A Escola Civitas de Vargem Grande Paulista formou, este ano, 27 alunos, que participaram de dois projetos de ação cidadã – Mariápolis Sustentável e Dia do Voluntariado. A prática faz parte da metodologia das Escolas Civitas, que prevê a participação dos alunos em um projeto de ação política elaborado a partir do levantamento e análise de um problema da cidade onde a escola está inserida.

O Dia do Voluntariado pretendia motivar, estimular e promover o voluntariado ligado ao Projeto do Bairro do Carmo, entre os moradores e com pessoas de fora do bairro. O objetivo foi evitar assistencialismo. O dia foi dedicado a gincanas, brincadeiras, conversas, convivência, e contou com a participação voluntária de dentistas, professores de atividades fisicas etc.

 Acesse aqui mais informações sobre a Composteira Caseira.

Confira mais fotos do evento:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s