Nossa Filosofia

A fraternidade como categoria política

Junto aos conceitos de “liberdade” e de “igualdade”, a fraternidade compõe o conhecido tríplice lema da Revolução Francesa de 1789. Mas, enquanto os princípios-deveres de “igualdade” e de “liberdade” desenvolveram-se após 1789, tornando-se verdadeiras categorias políticas e entrando como princípios nas Constituições de inumeráveis estados, a fraternidade não teve a mesma sorte.

Podemos dizer que a fraternidade assume uma dimensão política adequada, somente no momento em que ela se torna o critério de decisão política, determina o método e os conteúdos da própria política e influi sobre o modo através do qual são interpretadas também as outras categorias políticas, como a liberdade e a igualdade.

Por um lado, a fraternidade emergiu, nos últimos anos, como uma exigência da própria política baseando-se, principalmente, na constatação de que a realização dos outros dois princípios foi incompleta e experimentou verdadeiros fracassos. Começou a despontar a ideia de que vivemos uma espécie de “déficit” na reflexão política, déficit que se manifesta também na prática. Além disso, houve a tomada de consciência de que a democracia não pode desenvolver-se plenamente a menos que se recupere a dimensão originária, que tem suas raízes muito antes da Revolução Francesa.

Então, se não se toma como ponto de referência aquele passo original da fraternidade, a própria democracia não pode ter aplicação completa. É, portanto, uma exigência prática, concreta, atual, que nos leva a falar de fraternidade aplicada à categoria política.

Para saber mais:

Princípio Esquecido
Editora Cidade Nova
São Paulo, 2009

A Fraternidade em Debate
Editora Cidade Nova
São Paulo, 2012

Liberdade, Igualdade… Que Fim Levou a Fraternidade
Chiara Lubich
Londres, 22 de Junho de 2004
http://www.centrochiaraluvich.org

A Fraternidade na Política (vídeo)
Chiara Lubich
Bradislava – Parlamento – 10 de Maio de 2001

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s