Pensando o Brasil diante das eleições 2014

Foto: Arquivo Agência Brasil

Foto: Arquivo Agência Brasil

Há pouco mais de dois meses para as eleições, convidamos nossos leitores a revisitarem a mensagem “Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014”, divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em maio deste ano. A mensagem foi aprovada pelos bispos do Brasil reunidos na 52ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP).

 

Durante entrevista coletiva, na ocasião do lançamento da mensagem, o cardeal Raymundo Damasceno Assis explicou que o texto “contém importantes reflexões para os cristãos e para toda a sociedade” que neste ano irão eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. “Com este texto, fazemos uma convocação aos brasileiros para que exerçam o voto de forma consciente”, exortou.

Dom Damasceno destacou três pontos fundamentais do texto: participação consciente nas eleições; a necessidade de conhecer os candidatos, sua história, e quais princípios e valores eles praticam e defendem; buscar candidatos que tenham compromisso com tantas reformas necessárias no país, especialmente a Reforma Política, que tem apoio da CNBB e outras entidades.

Também ganhou destaque no documento a participação da juventude: ” Nesse sentido, [a CNBB] insiste para que se abram a eles ‘canais de participação e envolvimento nas decisões, que possibilitem uma experiência autêntica de corresponsabilidade, de diálogo, de escuta e o envolvimento no processo de renovação contínua da Igreja. Trata-se de valorizar a participação dos jovens nos conselhos, reuniões de grupos, assembleias, equipes, nos processos de avaliação e planejamento’. Essa pedagogia do engajamento na comunidade deve, por sua vez, motivar um envolvimento real dos jovens na construção de uma sociedade mais justa, impulsionando-os a uma participação mais efetiva nas decisões políticas”.

Acesse aqui o documento na íntegra.

Texto original publicado no site da CNBB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s